
30 Disciplinas
A palavra BIBLIOLOGIA tem a sua origem no grego biblion que significa livro e na palavra logos que significa estudo. Assim, a BIBLIOLOGIA é a matéria que têm o livro como centro de interesse.
TEONTOLOGIA é o estudo dos assuntos referentes à natureza, ao caráter e às obras de Deus. A ênfase cai na partícula ONTO que significa ser. Essa doutrina responde a essas e outras perguntas no que diz respeito a pessoa de Deus.
A finalidade da CRISTOLOGIA é o estudo acerca de Jesus, a sua natureza, o seu caráter e as suas obras.
SOTERIOLOGIA deriva da palavra grega soteria que significa salvação e logos que significa estudo. Portanto, SOTERIOLOGIA é o estudo a respeito dos vários aspectos da salvação que ocorre pela graça.
A HAMARTIOLOGIA é parte da teologia que estuda (logos) o pecado (hamartia). HAMARTIOLOGIA é o estudo referente à origem, a extensão e os resultados do pecado.
Da junção do termo grego pneuma (espírito), hagios (santo) e logos (doutrina), a PNEUMATOLOGIA é o estudo da personalidade e obra do Espírito Santo.
ECLESIOLOGIA vem do grego ekklesia e logos, isto é, a ECLESIOLOGIA é o estudo da natureza, organização e missão da Igreja.
Enquanto o Apocalipse fala a respeito da revelação do fim do mundo, a doutrina da ESCATOLOGIA enfatiza a esperança naquilo que acontecerá no futuro preparando a igreja para as últimas coisas.
A palavra anjo possui a sua origem no latim angelus que deriva do grego angelos. No hebraico é malak. O seu significado é mensageiro que fala e age no lugar daquele que o enviou.
Não há pergunta maior do que esta: De onde veio o homem? Desde a Antiguidade os povos tentam responder a essa pergunta.
A história da igreja , ou a história da fé cristã , começou por volta de 30 dC na Palestina com um pequeno número de judeus e prosélitos judeus, cerca de 120 segundo Atos 1:15, após a ressurreição de Jesus Cristo . No terceiro século dC, o cristianismo havia se tornado a religião dominante do mundo do norte do Mediterrâneo. Ele também ganhou extensões importantes para o leste e sul do Mediterrâneo.
A forma mais curta do título é kata Matthaion, kata Marchon , etc. O Textus Receptus e alguns dos Mnn. ter kata Matthaion euanngelion ; mas a maior parte do Mjj. Leia euanngelion kata Matthaion, etc.
Segundo a tradição do livro de Atos foi escrito por Lucas, o médico, um companheiro de Paulo em sua segunda e terceira viagens missionárias e na viagem a Roma. Evidências da igreja primitiva é que Lucas foi o autor. Irineu (AD130-200), Clemente de Alexandria ( AD 153-217), o anônimo Muratoriano Canon (c. AD 170) e Eusébio (c. AD 325) todo o crédito Lucas como o autor.
Dos vinte e sete livros do Novo Testamento, vinte e um são cartas escritas ou para igrejas individuais (Filipenses, 2 João), grupos de igrejas (Gálatas, 1 Pedro), ou pessoas específicas (Filemon, 3 João).
Com exceção dos onze primeiros capítulos do Gênesis, do livro de Jó e de certas partes dos profetas, o Antigo Testa mento dedica-se ao trato de Deus com a raça escolhida. Deus elegeu o povo hebreu com três final idades: ser depositário de sua Palavra; ser a testemunha do único Deus verdadeiro perante as nações; ser o meio pelo qual viesse o Redentor.
Os profetas menores, que são doze, são chamados não porque são menos importantes do que os quatro principais profetas. Eles são chamados de Profetas Menores, porque eles são mais curtos do que os Profetas Maiores, a saber, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Os principais profetas do Antigo Testamento da Bíblia referem-se aos livros de Isaías, Jeremias e Ezequiel (em ordem cronológica). Eles são importantes por causa do escopo e do tamanho desses livros. Como um filme ou romance, a Bíblia tem uma estrutura geral de enredo; os principais profetas devem estar localizados nesta história maior.
Poesia do antigo testamento
A Bíblia hebraica considera apenas o livro de Jó, os Salmos e os Provérbios como livros poéticos. Na Bíblia portuguesa, os livros poéticos também incluem o Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos (Cantares de Salomão).
Ambas as coleções contêm história verdadeira escrita por autores inspirados que foi posteriormente finalizada por editores inspirados.
Apresentamos aos alunos da Faterge uma simples introdução da Filosofia. Durante séculos a Filosofia Grega dominou o pensamento crítico do mundo, desenvolvendo seu sistema de crenças e explicações sobre o mundo cósmico (mitologia) e o mundo dos homens.