Para João Calvino, Deus é absolutamente soberano — Ele governa todas as coisas com poder, sabedoria e justiça.
Esse atributo não é apenas uma crença devocional, mas a chave estrutural de sua teologia e visão de mundo.
“A vontade de Deus é a causa de todas as coisas que acontecem no mundo.”
— Institutas da Religião Cristã, Livro I, cap. XVI
Origem de toda verdade
Se Deus é soberano, toda verdade vem Dele.
A realidade só pode ser compreendida à luz da revelação divina.
Rejeição da autonomia humana
A razão humana, por si só, não é confiável para acessar o conhecimento divino.
O saber verdadeiro depende da sujeição à vontade de Deus.
Providência e ordem moral
Nada é fruto do acaso: Deus governa cada detalhe da criação.
A vida humana deve se organizar segundo a ordem moral estabelecida por Deus.
Na teologia medieval:
Havia maior abertura à razão humana (escolástica).
A soberania de Deus era afirmada, mas mediada por Igreja, tradição e filosofia aristotélica.
Em Calvino:
A soberania divina é imediata, total e determinante.
A Igreja é apenas instrumento, e não mediadora da verdade.
A doutrina da soberania absoluta de Deus redefine os limites do saber humano, os fundamentos da moral e a estrutura da sociedade.
Ela inaugura uma nova episteme reformada, centrada em Deus e não no homem.